MDB lança pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência para 2022

É 1ª mulher a colocar seu nome para disputa presidencial em 2022…

O MDB realiza, nesta quarta-feira (8), cerimônia para o lançamento da pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MS) à Presidência da República. É a primeira mulher a entrar na disputa pelo Palácio do Planalto no pleito de 2022.

A Executiva Nacional do MDB vai homologar, nesta quarta-feira (8), às 10 horas, em Brasília, o nome de Simone Tebet como pré-candidata à Presidência da República. Senadora pelo Mato Grosso do Sul, Simone é a grande aposta do maior partido do país e também a sigla há mais tempo em atividade na história do Brasil.

A reunião da Executiva contará com a participação dos presidentes dos diretórios estaduais, além de governadores e prefeitos do MDB. A aguerrida militância será representada, especialmente, pela Secretaria do MDB Mulher e os núcleos Juventude, Afro, Trabalhista, Socioambiental, Diversidade.

“A candidatura da Simone nasceu por uma vontade da nossa militância, que se identifica muito com ela: uma mulher séria, mãe e professora que sempre foi do MDB. De março para cá, conversei com dirigentes da sigla que concordaram com esse desafio para 2022”, diz o deputado Baleia Rossi (SP), presidente nacional do MDB.

Simone Tebet é senadora da República desde 2015. Foi vice-governadora, deputada estadual e prefeita de Três Lagoas (Mato Grosso do Sul). No Senado, foi a primeira mulher a comandar a Comissão de Constituição e Justiça e a primeira também a concorrer à Presidência do Senado.

Currículo da pré-candidata

Simone Nassar Tebet (Três Lagoas22 de fevereiro de 1970) é uma advogadaprofessoraescritora e política brasileira servindo como senadora da República Federativa do Brasil pelo Mato Grosso do Sul ocupando essa posição desde 2015.Tebet é a segunda mulher a servir como senadora pelo Mato Grosso do Sul, a primeira foi Marisa Serrano. Tebet é frequentemente descrita como uma das vozes mais ativas e atuantes do Senado. Ela é filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e líder da Bancada Feminina no Senado.

Carreira política inicial e Senado

Sua formação acadêmica como professora universitária e técnica jurídica na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul a levou naturalmente para a política eletiva. Estimulada pelo pai, Simone Tebet se candidatou ao cargo de Deputada Estadual, pelo então PMB, ela foi eleita para o primeiro mandato eletivo em 2002, com 25.251 votos.

Depois de dois anos atuando na Assembleia Legislativa, concorreu à prefeitura de sua cidade natal, Três Lagoas no estado do Mato Grosso do Sul. Em 2004, Simone Tebet foi a primeira mulher eleita para o executivo municipal, obtendo 66,72% dos 43.832 votos. Em 2008, foi reeleita para a prefeitura de Três Lagoas atingindo 76% dos votos válidos.

Foi ainda nesse período diretora de assuntos municipalistas da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul e membro do Conselho de Representação do Centro Oeste da Confederação Nacional dos Municípios.

Em 31 de março de 2010, renunciou à prefeitura para compor a chapa de estadual na eleição para o governo de Mato Grosso do Sul em 2010, na condição de candidata a vice-governadora.

Em 2011 foi também a primeira mulher a assumir o cargo de vice-governadora de Mato Grosso do Sul, como vice-governadora esteve oito vezes interinamente à frente do governo.

Foi ainda Secretária de Governo entre abril de 2013 e janeiro de 2014, sob sua responsabilidade estava a coordenação, monitoramento e integração dos programas e ações do governo, tais como o suporte às relações com os demais poderes, com outros estados, com o Governo Federal e outros países. Concentrando ainda a responsabilidade sobre ações fiscalizadoras para preservação do equilíbrio econômico e da eficiência técnica e em condições de regularidade dos serviços públicos.

Em 2014 deixou a secretaria de governo e renunciou o cargo de vice-governadora para ser candidata ao senado.

Simone foi eleita ao Senado Federal com 640.336 mil votos, o que corresponde a 52,61% do eleitorado de Mato Grosso do Sul. Desde então, atua como Senadora da República, pelo MDB.

• Notícias do Juruá

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora