Ao todo, 86.731 pessoas receberam alta médica desde o inicio da pandemia.

O Acre registrou 310 novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira (20) segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). O número de infectados saiu de 91.471 para 91.781. Nenhuma morte foi registrada, assim, o número de óbitos pela doença continua o mesmo, 1.854.
Ao todo, 148 exames estão à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e 86.731 pessoas receberam alta médica desde o inicio da pandemia.
Com mais de 1,1 mil novos casos, o Acre contabilizou o maior número de infectados pela Covid em 24 horas desde o início da pandemia nessa quarta (19).


A Sesacre informou que até o fechamento do boletim, das oito pessoas internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into-AC), quatro não tomaram nenhuma dose de vacina contra a covid-19, uma tomou apenas uma dose e três tomaram duas doses.
Com o aumento no número de casos, as unidades de saúde voltaram a ficar lotadas em Rio Branco. A busca por testes em farmácias também aumentou.
A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco abriu, a partir desta quinta, mais um ponto de testagem para Covid-19. As equipes de saúde estão em um drive-thru montado no estádio Arena da Floresta, das 8h às 17h, para fazer os testes somente em pessoas com sintomas da doença.
Os médicos que atendem na rede básica de saúde de Rio Branco suspenderam de forma temporária a greve da categoria que já durava mais de um mês. A decisão ocorre devido a terceira onda de Covid que atinge o estado acreano com elevação de casos da doença.
Governo decreta emergência
Durante uma coletiva de apresentação do cenário epidemiológico do Acre, o governador Gladson Cameli disse que vai decretar situação de emergência devido ao aumento dos casos de Covid-19, no início do mês de janeiro.
Além disso, o governador junto com a secretária de Saúde, Paula Mariano, alertaram para a importância da vacinação como medida de proteção contra a doença e mantiveram todo estado na bandeira amarela. O Acre está na faixa de atenção desde o dia 24 de dezembro do ano passado, conforme nota divulgada pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.
“Fizemos um trabalho de conscientizar a população sobre a importância da vacina para evitar momentos como este. Não sou cientista, mas sei que não podemos aqui mudar o foco se não for de uma vez por todas unirmos força para vencer essa situação. Determinei à doutora Paula que usasse toda a estrutura do estado para que nós possamos juntos, mais uma vez, fazer o que a ciência determina. Eu não vou contra a ciência, vou proteger a vida das pessoas e fazer o que tiver fazer”, disse o governador.
Registros de mortes por Covid mês a mês no Acre

Acre permanece na faixa amarela
Ao todo, nos primeiros dias de janeiro deste ano, o Acre contabiliza 1.866 casos de Covid-19, conforme dados do boletim diário divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), um salto significativo comparado a dezembro do ano passado que fechou com 171 casos novos.
“Espero não ter que tomar medidas iguais as passadas que tomamos. Não estou preocupado com eleição. Minha preocupação é com o próximo. Preciso do apoio da sociedade, nos ajude a orientar as pessoas, a convencer aquele que ainda não está convencido que a vacina vai proteger a vida dele. Meu filho tem 8 anos e quando chegar a hora dele, vai tomar a vacina. Agora, é hora de deixarmos algumas prioridades e cuidar da própria vida. Só da minha equipe de segurança baixaram cinco. Então, não é brincadeira. Vamos manter na faixa amarela. Vamos focar nas pessoas em proteger a vida das pessoas”, disse Cameli.
Veja os casos novos registrados mês a mês no Acre

Por Janine Brasil do G1, Ac, Rio Branco