Nessa nesta sexta-feira, 11, a entrega da chave da Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na Vila do Caucho, no rio Muru, à coordenadoria do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Juruá, representada por Iglê Monte da Silva, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

A obra contou com recursos de emenda destinada pela deputada federal, Jessica Sales, no valor de R$ 726 mil. Jéssica Sales não pode comparecer por estar tratamento de saúde, e a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) indigena de Tarauacá.
A entrega contou com a presença do assessor indígena e cacique da aldeia, Antônio Kaxinawá, do secretário de saúde, Aderlândio França e demais membros da comunidade indígena, incluindo o pajé.
Primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) indigena de Tarauacá.
A UBS conta com 22 salas, incluindo banheiro com acessibilidade, e irá beneficiar mais de 4 mil indígenas, das etnias Kaxinawá, Yanauana, Katukina e Ashaninka, que terão acesso à uma saúde de qualidade.
Só na comunidade do Caucho, onde a UBS foi construída, vivem aproximadamente 870 indígenas, totalizando 180 famílias.
No local serão realizadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, identificação e tratamento clínico de doenças prevalentes na região, como tuberculose, hanseníase, dengue, entre outras, além de vacinação e vigilância nutricional por parte da equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai)
Veja fotos:


